top of page
O Poço da Draga, localizado na Praia de Iracema, resiste há 113 anos no litoral de Fortaleza, no Ceará. O referencial do local é a Ponte Metálica, construção inaugurada em 1906 com o objetivo de ser o primeiro porto da capital. A comunidade reúne mais de 505 famílias, contabilizando 2.029 habitantes distribuídos em uma área de 5,45 km², além de relatos de resistência, união e solidariedade.
 
Diariamente, os moradores enfrentam problemas de saneamento básico, de segregação urbana, lutam para não terem as terras retiradas e resistem ao preconceito vindo da parte de fora da comunidade. Essa realidade existe desde o surgimento do Poço, quando os pescadores construíram suas casas de palafita próximo à Ponte Metálica, no início do século XX.
Segundo Miguel  Ângelo de Azevedo, jornalista com o maior acervo histórico da capital cearense, conhecido como Nirez, o porto de Fortaleza foi transferido para o Mucuripe na década de 1940, e a Ponte Metálica foi deixada sem manutenção até os dias de hoje. A comunidade, no entanto, continuou naquela região após mais de um século. Há anos, o Poço tem seu povo e a sua voz.
 
Dê um play no podcast abaixo para conhecer a história do local:
 

Foto: Arquivo Nirez

História

Fotos: Arquivo Nirez

O Poço tem seu povo e a sua voz

A HISTÓRIA DO POÇO DA DRAGA
00:00 / 14:11
bottom of page