top of page
obra-inacabada-aquario-fortaleza-praia-i
O projeto suntuoso do Acquário de Fortaleza foi iniciado no ano de 2008, durante a gestão do então governador Cid Gomes. A proposta visava a construção de um dos maiores aquários do Brasil, no qual, de maneira efetiva, promoveria o mercado turístico na cidade.
​
Durante a apresentação da videoart, promovida pelo Governo do Estado do Ceará, não há registro da comunidade inserida no local. O projeto foi acolhido de forma negativa pela comunidade do Poço da Draga, devido ao medo da retirada dos habitantes e ao investimento feito na construção.
 
"Não somos contra o aquário, somos contra o descaso com a gente. O que incomoda é ter gastado tanto dinheiro no aquário, mas não perceber que tem uma comunidade aqui de mais de 110 anos que precisa de olhares", declarou Marilac Lima, líder comunitária e presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Velaumar, instituição que defende os interesses do Poço.

Foto: Secretaria de Turismo do Ceará | Divulgação

Acquário

"O que incomoda é ter gastado tanto dinheiro no aquário, mas não perceber que tem uma comunidade aqui de mais de 110 anos que precisa de olhares"

Marilac Lima

Fontes: Jornal Diário do Nordeste, O Povo Online e Ministério Público do Estado do Ceará

Foto: Letícia Feitosa

Hoje, o esqueleto da construção está com 75% da estrutura de concreto concluída, porém apenas 25% do previsto em equipamentos e acabamento. A estrutura encontra-se abandonada, se tornando um local propício para manifestações de doenças, como a dengue, zika e chikungunya.​

 

O empreendimento que já recebeu US$43 milhões de investimentos do Governo do Estado, recentemente, fechou um acordo com o Grupo M. Dias Branco para dar continuidade às obras do local e viabilizar a região, incluindo o Poço da Draga. Entretanto, o projeto não deu continuidade.

​

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará informou à equipe de reportagem que assumirá a guarda do canteiro de obras do Acquario, o que inclui a limpeza, iluminação, segurança e proteção catódica (processo permanente que protege fundações e estacas).

0904-2019-0921227202236445677338.jpeg
bottom of page